quinta-feira, 21 de abril de 2011

VAMOS FAZER UM VULCÃO



Material
  • placa de madeira, lata pequena cilíndrica ou uma garrafa pet pequena e barro
  • pedras, paus, folhas secas e areia
  • vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sódio
Um vulcão em erupção
Certamente já sabes o que é um vulcão. E até já deves ter visto o fogo  sair da boca de um vulcão. Dizemos que um vulcão está em erupção quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava, um líquido espesso e muito quente que, ao esfriar, se transforma nas rochas que cobrem o vulcão. À medida que estas rochas se acumulam, o vulcão fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera. Mas também há vulcões que estão ``adormecidos'', isto é, não estão em erupção.
No interior da Terra as rochas estão líquidas e muito quentes. Estes líquidos fazem uma grande força sobre a superfície. Sempre que encontram um buraco saem. Assim aparecem os vulcões. Por vezes a lava sai com tanta força que parte é atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulcão.
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce.
Precisas de uma lata ou garrafa pet pequena, barro, uma placa de madeira, vinagre  e bicarbonato de sódio; podes usar pedras, paus e folhas do quintal para enfeitares o vulcão.
Começa colocando a lata ou garrafa pet pequena virada para cima no centro da placa de madeira. Aplica barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas deixa a abertura destapada. Enfeita a encosta do teu vulcão com as pedras, paus e folhas, que apanhaste no quintal. Deixa secar durante vários dias. Não o ponhas ao Sol senão pode estalar! Quando estiver seco está pronto...

Vamos agora ver como funciona o vulcão. coloque lá dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-lhe umas gotas de corante vermelho. Junta bicarbonato de sódio.

O que observou? O que achou do teu modelo parece mesmo um vulcão verdadeiro? Como saiu a lava? Saiu por todos os lados ou escolheu um certo caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário